quarta-feira, setembro 29, 2010

O PT e Eu!

Nunca fui de acompanhar a política a fundo, fui introduzido nessa pelo meu pai, que era afiliado ao PT, tinha uma bandeira vermelha com a estrela branca e autógrafos do Hélio Bicudo, Aloizio Mercadante, Suplicy, Luís Inácio e toda a patota que ajudou a fundar o partido.

Meu pai me levava em comícios, centros estudantis, comitês do partido e eu sempre via aqueles amigos dele, sindicalistas, estudantes, com um quê de revolucionários, tomando cerveja e discutindo política realmente entusiasmados em mudar o país até altas horas da madrugada.
Lá estava eu com meu cabelo comprido, camisa do Led Zeppelin e me achando mais um da turma.
Impossível não se empolgar com aquilo tudo.
Eram intelectuais, artistas, músicos, escritores, pessoas que defendiam a tal da Esquerda para tudo e para todos e que tinham sempre alguma história sobre como tinham sofrido com o regime militar.
Eu juro que nem sabia o que isso significava, eu só sabia que os doidões cabeludos e barbados (uma coisa meio Los Hermanos com trocentas pulseiras de couro e calças rasgadas), apoiavam a esquerda e os meus avós-classe-média-alta-do-Itaim-Bibi, apoiavam o Collor (que o Papai abominava mais que o Demoonio e que eu presumia ser a tal da direita), sem contar que o Vovô era assessor do Aloisio Nunes Ferreira e ele sempre conquistava a mamãe pra votar no traste, que segundo ele iria nos ajudar a ter o mesmo padrão de vida que ele tinha. Ahan!

Por nunca terem conquistado (realmente) o poder, o PT era o simbolo de uma luta pelo certo, pelo justo, pelos excluídos, pela ética.
E eu ja havia me decidido. Eu ia ser mais um desses caras barbudos e cabeludos que apoiavam a luta do PT e iria ajudar a eleger o Lula como Presidente.


E eu fiz isso!

Em 1992, eu tinha 13 anos e acompanhei (com meu pai) os caras pintadas, nos protestos que eram realizados na Praça da Independência, pedindo o Impeachment do Collor.

Que tempo bom!

Os anos seguintes também.
PT lutando e não conseguindo a presidência... Companheiros e Companheiras...

Anos se passaram e hoje tenho 31 anos, meu cabelo não é mais comprido e tão pouco minha barba cresceu. Papai faleceu e o Vovô também. Assim como as instituições e os sonhos que os dois apoiavam (cada um a sua).

Eu tenho vergonha de ver o que o Lula e sua turma se tornaram e o pior, oque fazem hoje em dia.
Eles se uniram ao Collor, Sarney e tentam eleger o Tiririca (que é do partido do falecido Enéas) e a Mulher Pêra.
SÉRIO!
Eles desenvolveram e aprimoraram todo aquele conceito de política que tanto criticavam.
E mais ou menos como aquela banda de Punk Rock que se vendeu ao sistema para ganhar dinheiro.
Sem contar as milhares de falcatruas.

Fizeram coisas boas?
Até que sim ou pelo menos não comprometeram, mas no final de tudo, fica nitida a mutação do PT em um partidinho qualquer.

Agora que todos querem que votemos conscientes (mas aboliram a Lei Seca em SP e no RJ), eu me pergunto.

Votar em QUEM?

Se no fundo, sabemos que quem vier, irá fazer o mesmo e seguirá o fluxo desse rio de sujeira.

Que venha o que tiver que vir.

Como diria John Lennon: "The Dream is Over!"

Ou como diria Butch: "Zed is dead baby!"

Onde estará aquele Hiponga Petista ultra politizado e engajado de 1992?
Provavelmente esta bem e trabalhando em algum escritório de Advocacia, defendendo as empresas de telecomunicações em processos abertos por clientes que foram vítimas de clonagem de linha ou algo do tipo e ouvindo Rush.


http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/southamerica/brazil/8031623/Clown-close-to-winning-a-seat-in-Brazil-parliament.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Nunca gostei de política,mas esse ano tive a oportunidade de aprender essa antiga história sobre a fundação do PT,e é uma pena que com os anos as boas pessoas abandonaram o monstro que foi criado,criado não,que se tornou.
Quanto ao que fazer hoje? não sei.Não só não sei como todos os dias vários amigos procuram por uma opinião.
Todos sabem o que NÃO querem.
O que queremos,sabemos,mas não temos essa opção.
E sim,os antigos petistas ultra politizados.. estão vivendo a mesma vida que nós.Praticamente expulsos.Não acho que há mais,aquele espaço reservado para quem relmente quer fazer.Nisso,todos os candidatos concordam.
Os corruptos unidos são mais fortes? Talvez não tenha herói nessa guerra...e mais uma batalha irá acontecer.Vamos perder? Quem sabe.

*SWRevenge.

Grito Sufocante disse...

É disso que estou falando!
Sad view

Livia Araújo disse...

Matheus,
comentário atrasado ao seu post. Acho que vivenciamos coisas parecidas em dada parte do caminho, né?
Hoje acho que tem um viés meio anarquista nascendo em mim, no sentido de que vejo muito mais coisas vindas de iniciativa (discurso E PRÁTICA) popular do que coisas feitas a partir de nossos representantes, ou seja, da democracia representativa. A democracia direta não substitui a representativa, mas pode também nos ensinar a fazer sem esperar que façam. No fim, isso também pode gerar políticos mais qualificados. Mas a discussão é loooonga, rs.
Beijo da ex vizinha. ;-)

Livia.